Tocando Agora: ...
Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Estudo aponta aumento de pessoas com diabetes e obesidade no Brasil

Publicada em: 12/02/2026 17:14 -

Vigitel 2025 descobriu que o número de diabéticos cresceu 13% e de obesos, mais de 60%; especialista explica o porquê e como prevenir.

 

Por Victoria Marques

 

Segundo pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2025 do Ministério da Saúde, casos de diabetes chegaram a 13% da população brasileira. A obesidade também aumentou, chegando a 62,6%.

 

Pela primeira vez, o estudou considerou o sono e a insônia como fatores importantes para esses dados. 20% dos adultos afirmam dormir menos de seis horas por noite, e quase 32% têm ao menos um dos sintomas de insônia.

 

“As pessoas estão mais sedentárias, não estão comendo da forma adequada, estão aumentando o peso ao longo das suas vidas e aí consequentemente vem as doenças cardiovasculares e, junto com elas, a diabetes. Então é mais uma questão de aumento de peso, sobrepeso na maior parte da população”, explica a nutricionista Clariana Colaço.

 

Existem dois tipos de diabetes: no Tipo 1 o corpo produz pouca ou nenhuma insulina, e a pessoa pode ser dependente da medicação a vida toda; no Tipo 2, o corpo pode ser resistente a insulina ou produzir pouca, e isso está diretamente ligado ao excesso de peso, e é o mais provável de reverter a situação.

 

A profissional nota que atualmente as pessoas se preocupam mais com a saúde e têm mais informações sobre o assunto, e isso mudou muito a visão do que é a diabetes e da importância de buscar por atendimentos médicos: “Hoje existem muitas crianças que já estão apresentando sobrepeso e até obesidade. E aí já caminha para diabetes também, o que é uma consequência do ganho do peso. Então, por isso que a gente sempre fala uma alimentação saudável, prática de atividade física constante e manejo de estresse”.

 

Tratamento da diabetes

 

Segundo Clariana, geralmente são as mulheres quem costumam cuidar mais da saúde, então é comum que elas tenham mais diagnósticos que os homens: “As mulheres acabam se cuidando mais, mas esse número pode estar mascarado pela falta de informação masculina também. A diabetes é uma doença silenciosa, então muitas pessoas têm doença, mas não estão tratando”.

 

A nutricionista comenta que para parte da população pode ser muito difícil manter uma rotina saudável por vários motivos: “Infelizmente, as pessoas que moram em situações de risco, pessoas periféricas, não têm acesso. Passam grande parte do dia no transporte público para trabalhar, estudar, enfim, acabam não tendo acesso à atividade física constante”.

 

Outro ponto que a nutricionista considera relevante é a questão da segurança em lugares públicos: “Às vezes, uma atividade recreativa, como brincar com os filhos, ir aos parques, as praias, muitas vezes acaba se tornando perigoso é que a pessoa acaba deixando de ir, de se movimentar”.

 

A Central de Notícias da Rádio Heliópolis é uma iniciativa do Projeto “Resistencia, cultura e economia no coração do Brasil!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...