Por Nahama Nunes

Movimentos populares e sociais realizam em 8 de janeiro uma manifestação em frente ao vão livre do Masp, na Avenida Paulista. O objetivo do ato é marcar um ano da tentativa de golpe as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O ato é organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que promoveram manifestações pela democracia durante o governo de Jair Bolsonaro. A manifestação dos movimentos sociais, marcada para as 17h, tem como mote “8 de Janeiro: o Brasil se une em defesa da democracia”.

Raimundo Bonfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, destaca que a população brasileira não pode se esquecer dessa data para que fatos como aqueles não se repitam no país.

“No dia 8 de janeiro completa 1 ano daquele triste episódio que foi a tentativa de golpe na democracia brasileira. Nós não podemos esquecer essa data.  Temos que lembrar para que fatos como aquele nunca mais se repitam no Brasil. Por isso, estamos convocando manifestações de rua para este 8 de janeiro.  Em qualquer cidade do país você pode tomar a iniciativa e convidar outros movimentos, outras lideranças de partidos políticos, de movimentos populares, sociais e sindicais e organizar uma manifestação em defesa da democracia no Brasil. Seguimos vigilantes. Ditatura nunca mais. Não ao golpe no Brasil”, ressaltou Bonfim. 

No mesmo dia, em Brasília, haverá uma solenidade em Brasília reunindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades.




A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.