Um dos grandes destaques históricos do Brasil foram as campanhas de vacinação. Dados preliminares apontam que, após campanhas mais incisivas feitas pelo Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e locais, a cobertura vacinal no Brasil parou de cair e, das 8 vacinas recomendadas para crianças com um ano de idade, 7 registraram aumento da cobertura em todo país no ano de 2023, em comparação a o índice de vacinação registrado em 2022.

Houve aumento registrado na cobertura das vacinas contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, a DTP - contra difteria, tétano e coqueluche, as primeiras e segundas doses da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola. Também houve incremento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos 9 meses de idade e da vacina contra o HPV. A exceção foi a vacina contra a Varicela que enfrenta um problema mundial de fabricação.

Desde 2016, o Brasil esteve registrando quedas na cobertura vacinal. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta que o país nunca poderia ter perdido o lugar de referência mundial de vacinação.

Para 2024, a novidade é a criação do Novo Painel de Vacinação que irá vincular todos os dados vacinais ao CPF, com os dados sendo agregados pela Rede Nacional de Dados em Saúde.

Ouça a matéria.





A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.