A empresa de saneamento estadual deve completar seu processo de privatização em 2024.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, popularmente conhecida como Sabesp, é uma sociedade anônima de economia mista, fundada no ano de 1973, e é a empresa responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de mais de 370 municípios do Estado de São Paulo, inclusive da capital.
Apesar da empresa já estar, em parte sob domínio da iniciativa privada, ainda conta com participação majoritária do estado, de 50,3%. Há poucas semanas o PL (Projeto de Lei) que permite a privatização da Sabesp (SBSP3) foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o que deve reduzir a participação do estado para um valor entre 15% a 30% da empresa. O governador Tarcísio de Freitas comentou sobre as próximas ações em coletiva de imprensa.
“A adesão dos Municípios é voluntária, então a gente tá procurando mostrar para os municípios a vantajosidade, os investimentos que serão feitos nos próximos anos, como vai ficar para cidadão daquele município, para que eles possam ter clareza e outra coisa a gente tenha fortaleza do ponto de vista regulatório. Em breve a gente deve apresentar o modelo regulatório também para o mercado, por que isso traz confiança, teremos o fortalecimento da CESPE para fazer frente aos desafios regulatórios. O que nós vamos ter e vamos assistir é o fechamento desse trabalho com os municípios.” - disse o chefe executivo estadual.
O governador do estado ainda ressaltou o trabalho que será feito na capital, salientando o tamanho do trabalho projetado para ser realizado na cidade de São Paulo. “Quando a gente fala no volume de investimento que a gente vai fazer, metade desse investimento em São Paulo, é um volume muito pronunciado, aquilo que São Paulo historicamente teve de conquista e termos de participação em Fundo Municipal de saneamento em termos de investimento, está mais do que preservado, o histórico de investimento aumenta muito.
Quando você pega, o índice de coleta, de tratamento de esgoto em relação ao coletado, é um índice que não alcança as áreas irregulares consolidadas. Então quando você fala em 83% de tratamento não é o índice verdadeiro porque você tá desconsiderando aquilo que hoje não é alcançado pela Sabesp, que a gente pretende alcançar, a gente quer ter uma universalização de verdade, a gente quer chegar em todas as áreas para que a gente possa lá na frente celebrar o Tietê despoluído, porque senão não vamos ter.”
A Sabesp anunciou que contará com quatro bancos de investimento para coordenar um “follow-on” de ações, são eles o BTG Pactual, o Bank of America, o Citi e o UBS BB. A ideia é que o processo de privatização seja concluído em 2024, e que o estado tenha participação minoritária na empresa. Hoje a Sabesp atende cerca de 28,4 milhões de pessoas sendo abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos.



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.