Reportagem: Caroline Rossetto

No sábado, dia 16 de dezembro de 2023, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, junto com o deputado federal Guilherme Boulos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e outros parlamentares, estiveram em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, para anunciar o início das obras do empreendimento “Copa do Povo”.

O presidente assinou o contrato em um evento que reuniu centenas de pessoas. Em parceria com o MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), o local terá moradias que serão destinadas às famílias que estiveram nessa ocupação.

Segundo os ativistas, essa conquista é o trabalho de quase uma década de luta. Guilherme Boulos, no começo da ocupação, esteve à frente nessa liderança e nos contou mais sobre o mais novo empreendimento na Zona Leste e que futuramente, terá construções no Jardim Ângela, Zona Sul e na Zona Norte de São Paulo.

“Hoje foi um dia muito especial para 2650 famílias aqui da Zona Leste de São Paulo, que estão esperando há 9 anos a sua moradia digna. Essas pessoas lutaram, estão morando em áreas de risco, em favelas e na situação mais precária possível. Esse empreendimento já estava autorizado, com alvará de execução de obra desde 2019. Infelizmente, o governo anterior decidiu congelar e não construir. Desde o início do ano, a gente tem tratado isso com o Presidente Lula e ele colocou isso como prioridade. Tinha todas as portarias, reajuste de valor por causa da inflação do material de construção no período e a gente tinha colocado isso como missão, terminar esse ano contratando essas moradias, para essas todas essas pessoas que estavam aqui.”

O governo federal irá investir R$453 milhões no empreendimento, com 650 moradias previstas. Serão prédios de até 12 andares com elevadores e varanda.



A Central de Notícias da Rádio Heliópolis - UNAS é uma iniciativa do Projeto “O HIP HOP NA SALA DE AULA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.